top of page

Gabi Cacheada

DIA INTERNACIONAL DA MULHER

  • Gchabudt
  • 8 de mar. de 2018
  • 2 min de leitura

 Oi gente!

Hoje estamos comemorando o dia internacional da mulher.

Parabéns para nós!!!

Hoje é dia sim de nos sentirmos felizes por ser mulher. 

Qual a origem da comemoração do Dia Internacional da Mulher? 

A luta das mulheres por melhores condições de vida e trabalho começou a partir do final do século XIX, principalmente na Europa e nos Estados Unidos. As jornadas de trabalho de 15 horas diárias e a discriminação de gênero eram alguns dos pontos que eram debatidos pelas manifestantes da época.

De acordo com registros históricos, o primeiro Dia da Mulher foi celebrado nos Estados Unidos em maio de 1908 (Dia Nacional da Mulher), onde mais de 1.500 mulheres se uniram em prol da igualdade política e econômica no país. No entanto, o 8 de março teve origem com as manifestações das mulheres russas por melhores condições de vida e trabalho, durante a Primeira Guerra Mundial (1917). A manifestação que contou com mais de 90 mil russas ficou conhecida como “Pão e Paz”, sendo este o marco oficial para a escolha do Dia Internacional da Mulher no 8 de março, porém somente em 1921 que esta data foi oficializada. Após a Guerra e a Segunda Revolução Industrial, as indústrias incorporaram as mulheres para mão-de-obra, e devido às condições insalubres de trabalho, os protestos eram frequentes. Por muito tempo, a data foi esquecida e acabou sendo recuperada somente com o movimento feminista nos anos 60. A Organização das Nações Unidas, por exemplo, somente reconheceu o Dia Internacional da Mulher em 1977. Atualmente, além do caráter festivo e comemorativo, o Dia Internacional da Mulher ainda continua servindo como conscientização para evitar as desigualdades de gênero em todas as sociedades.

Luta da mulher nos dias de hoje:

Por mais que hoje nós sejamos consideradas independentes e estamos em uma sociedade muito mais livre para nós, ainda há sim muita desigualdade. Que mulher não tem medo de ser assediada? Que mulher que não tem medo de não conseguir um emprego por ter filhos pequenos? Que mulher que ainda não foi considerada capaz? Quem não conhece uma mulher que já sofreu - ou pior, ainda sofre com violência doméstica?

Ainda celebramos esta data para não esquecermos que a nossa luta ainda não terminou!

Com amor,

Gabriella Chabudt

Comments


  • Facebook Social Icon
  • Instagram Social Icon

© 2023 por Tipo Diva Blog | Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page